Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog > Urbana-PE realiza projeto do Corredor Norte-Sul

Urbana-PE realiza projeto do Corredor Norte-Sul

Um grande projeto estrutural promete mudar a cara do Recife nos próximos anos. Trata-se do Corredor Norte-Sul, que pretende melhorar o trânsito da cidade por meio de corredores exclusivos para ônibus. Serão 43 quilômetros de extensão que percorrerá seis municípos da Região Metropolitana do Recife. Encampado pelo Governo do Estado, a obra foi orçada em R$ 300 milhões e terá custos divididos entre empresários (110 mil) e poder público (190 mil).

Neste novo sistema, os passageiros vão pagar as passagens antecipadamente em estações que serão climatizadas. Além disso, o Corredor terá uma parte suspensa no canal da Avenida Agamenon Magalhães. O projeto foi criado pelo escritório do urbanista Jaime Lerner a pedido do Urbana-PE.

Além da valorização imobiliária e da revitalização do espaço comum, o projeto vem para beneficiar os passageiros individualmente. Isso porque, com este sistema, o usuário vai poder saber, por meio de painéis informativos, em quanto tempo o próximo ônibus estará disponível, reduzindo o tempo de espera e oferecendo um maior conforto. E o impacto ambiental será pouco, graças à possibilidade de utilização de combustíveis alternativos.

O Corredor Norte-Sul vai a tecnologia do Bus Rapid Transit (BRT), usado pelo arquiteto Jaime Lerner, em Curitiba, e que tem se transformado em uma grande solução para o trânsito de grandes cidades. Isso fica claro no caso do Transmilênio, em Bogotá, referência mundial. Projetos com BRT estão implantados ou em fase de implantação em cidades como Paris, Nova York, Taipei, San Francisco, Cidade do México, Jacarta, entre outras.

Apresentação do Projeto do Corredor Norte-Sul