Pular a navegação e ir direto para o conteúdo




Blog > Urbana-PE inaugura decoração de Natal na praça do Derby

Urbana-PE inaugura decoração de Natal na praça do Derby

A Urbana-PE (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco) inaugura neste sábado (11/12), às 19h, a decoração natalina da Praça do Derby. O projeto de ornamentação é assinado pela designer e artista plástica Bete Paes e pela arquiteta Márcia Chamixaes, especializada em luminotécnica, que se inspiraram nas rendas pernambucanas. Uma teia de luzes e cores, com predominância do branco e do azul, vão levar o clima de Natal para as palmeiras imperiais, arbustos e recantos do local, lembrado a delicadeza das rendas. Os elementos decorativos foram confeccionados com material reciclado e todos os detalhes foram pensados para que a vegetação e o patrimônio público sejam preservados.

A praça ainda será palco de uma programação especial de Natal com atrações culturais e artísticas, a partir do dia 11 de dezembro, quando o presidente da Urbana-PE, Fernando Bandeira, acenderá as luzes da decoração dando início às festividades. O cronograma prevê um calendário de ações contemplativas e interativas, com o objetivo de levar entretenimento à população que já circula no entorno, sem comprometer o estado de conservação do local, nem o bom funcionamento do tráfego e do sistema de transporte de passageiros.

As atrações culturais incluem músicos, arte-educadores, cantores líricos, corais e recreadores, além de pocket shows e atividades que vão acontecer nos finais de semana. Duplas, trios e quartetos de artistas vão interagir e divertir o público, circulando pelas paradas de ônibus nos horários de pico, das 6h às 8h e das 17h às 19h. A ideia é levar o clima natalino para a Praça do Derby, oferecendo cultura e lazer de qualidade e em sintonia com os valores da cultura pernambucana. No dia 19, Papai Noel chegará no campo do Quartel do Derby, à tarde, recebido com show do Palhaço Chocolate.

Árvore da Solidariedade – A praça do Derby ainda vai abrigar a Árvore da Solidariedade da Rede Globo. Com 40 metros de altura e projeto da Emertec, no local será possível fazer doações de presentes diariamente das 8h às 22h, do dia 11 a 25 de dezembro.

A Praça do Derby é um dos grandes pulmões do Recife e é o maior ponto de troca de passageiros de ônibus do Recife, com mais de 80 linhas de coletivos passando pelo local. Por lá circulam, diariamente, milhares de usuários do transporte público da capital pernambucana, cerca de 900 mil pessoas por dia, além de 27 mil veículos passam nos seus arredores.

Levando em consideração todos esses indicadores, a Urbana PE adotou a Praça do Derby e pretende não só cuidar dos seus equipamentos e de sua área verde, mas transformá-la num ponto de encontro da instituição com seus usuários, aproveitando o local para desenvolver projetos culturais e sociais, que beneficiem a população.

Sobre a Praça do Derby

A Praça do Derby é uma das oito praças que recebem a assinatura de Burle Marx no Recife. Construída em 1925, foi reformada pelo paisagista cerca de dez anos depois, dotando-a de um espelho d’água, orquidário e estátuas. Roberto Burle Marx dirigiu, de 1934 a 1937, o Setor de Parques e Jardins da Diretoria de Arquitetura e Urbanismo do Governo do Estado de Pernambuco, sob a coordenação do arquiteto Luís Nunes.

Confira a programação:

NATAL DO DERBY

DIA 11 DE DEZEMBRO DE 2010 (Sábado)

INAUGURAÇÃO DA DECORAÇÃO E DA ÁRVORE DA SOLIDARIEDADE

19:00 – Coral Vozes do Natal

20:30 – Apresentações de Pastoril

DIA 12 DE DEZEMBRO DE 2010 (Domingo)

17:00 – Bandas e Fanfarras do Estado de Pernambuco

18:30 – Quinteto Violado

DIA 16 DE DEZEMBRO DE 2010 (Quinta-feira)

19:00 – Cavalo Marinho Boi Pintado

20:30 – SaGrama

DIA 18 DE DEZEMBRO (Sábado)

17:00 – Cantata de Natal

18:00 – Pastoril

DIA 19 DE DEZEMBRO DE 2010 (Domingo)

15:00 – Chegada do Papai Noel e Show com Palhaço Chocolate

18:00 – Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório Pernambucano de Música

DIA 23 DE DEZEMBRO DE 2010 (Quinta-feira)

19:00 – Cavalo Marinho Mestre Batista

20:30 -  Grupo Galho Seco

DIA 26 DE DEZEMBRO DE 2010 (Domingo)

17:00 – Pastoril do Velho Xaveco

18:30 – Maestro Forró e Orquestra Popular da Bomba do Hemetério



Deixe um comentário