Pular a navegação e ir direto para o conteúdo




Blog > Blog do Instituto > Universidade do Chile conta com Sistema Bus Rapid Transit (BRT)

Universidade do Chile conta com Sistema Bus Rapid Transit (BRT)

A Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Chile foi selecionada para hospedar o novo Centro de Excelência em Bus Rapid Transit (BRT) com uma doação de 3,5 milhões de dólares da Fundação Volvo de Pesquisa e Educação (VREF), para um período de cinco anos. O Centro envolve pesquisas do Instituto de Tecnologia do Massachusetts (MIT), do Instituto Técnico Superior da Universidade Técnica de Lisboa, do Instituto de Transporte e Estudos Logísticos da Universidade de Sydney, e da EMBARQ, o Centro de Transporte Sustentável do Instituto de Recursos Mundiais (WRI). CTS-Brasil vai liderar o projeto de simulação de sistemas BRT, em 2011.

O Centro de Excelência em BRT fará pesquisas e análises para dar suporte à implementação dos sistemas de ônibus existentes e propostos. Isso inclui cinco programas: um Observatório de BRT, que produzirá estudos de caso sobre planejamento e implementação de BRT; um Laboratório de BRT, que analisará performances de sistemas BRT; um Programa Educacional de BRT, que distribuirá o conhecimento adquirido no Observatório e no Laboratório para educar os profissionais de transporte; e, finalmente, apoio na Implementação e Disseminação do BRT, que será fornecido através da rede mundial de parceiros.

“Nosso foco não será apenas no nível de projeto, mas também no papel que o BRT deve ter no transporte público e na interação com outros elementos do sistema urbano, como ciclovias e espaços públicos, para que a cidade se torne um lugar mais atrativo para se viver, trabalhar e visitar”, diz Juan Carlos Muñoz, professor da Escola de Engenharia da PUC e diretor do novo Centro.

Entre essas atividades, o novo Centro irá elaborar diretrizes sobre como planejar, projetar, financiar, implementar e operar sistemas de BRT, a fim de melhorar a mobilidade e a acessibilidade nas cidades do mundo. “Essas orientações são destinadas a alterar a forma como os tomadores de decisões direcionam investimentos e projetos para os sistemas de transporte urbano”, diz o Engenheiro de Transporte Sênior da EMBARQ, Dario Hidalgo, que é ex-vice-gerente-geral do TransMilenio de Bogotá, Colômbia, e agora integrante da equipe de pesquisa.

O Centro de Excelência em BRT, em Santiago, Chile, foi selecionado entre 20 requerentes. Este é o oitavo centro fundado pelo VREF. Os outros são:

- Centro de Pesquisa em Transporte Urbano Sustentável da China, em Pequim

- Transporte Urbano Sustentável em Países Menos Motorizados: Pesquisa & Treinamento, em Nova Deli, Índia

- Centro de Desenvolvimento Urbano Sustentável em Nova Iorque, EUA

- Centro de Transporte Urbano para o Futuro da Berkeley UC, EUA

- Centro Africano de Excelência em Transporte Público e Não motorizado, na Cidade do Cabo, África do Sul

- Centro OMEGA de Estudos de Mega Projetos em Transporte e Desenvolvimento, em Londres, Inglaterra

- Centro Australiano de Governança e Gestão de Transporte Urbano, em Melbourne, Austrália.



Deixe um comentário