Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog > Notícias > Corredor exclusivo para ônibus com BRT promete melhorar trânsito na BR-101

Corredor exclusivo para ônibus com BRT promete melhorar trânsito na BR-101

Um corredor para ônibus

A obra de requalificação da 4ª perimetral, no trecho urbano da BR-101, também chamado de contorno do Recife, está orçada em R$ 450 milhões. O trecho de 42km vai receber um corredor exclusivo de ônibus nos padrões do BRT (Transporte Rápido por Ônibus). O corredor de ônibus sairá do quilômetro 41, em Igarassu, e se estenderá até o km 83, em Prazeres, Jaboatão dos Guararapes. De acordo com a Secretaria de Transportes do estado, a licitação do projeto executivo será aberta no dia 10 de maio e a expectativa é que até setembro seja dado início à licitação da obra, a partir do projeto básico. A meta é deixar pronta a 4ª perimetral até 2013.

Pelo projeto da Secretaria de Transportes de Pernambuco, a rodovia terá o pavimento requalificado ao longo do contorno em cerca de 40 km. O canteiro central será usado para implantação das estações de embarque no padrão do BRT: pagamento antecipado e embarque no nível da porta de entrada, a exemplo do metrô. No percurso será implantado ainda um elevado nas proximidades da reitoria da UFPE até a BR -232.

Com a implantação de uma faixa exclusiva para ônibus, a via será alargada. Além da faixa do ônibus haverá outras três faixas para os veículos. O projeto também prevê dois viadutos: um sobre o viaduto da Caxangá e outro próximo ao Posto da Polícia Rodoviária Federal nas imediações do Colégio Militar.

Fonte: Diario de Pernambuco – Especial: http://www.diariodepernambuco.com.br/2011/05/01/especial1_6.asp

Fonte: Diario de Pernambuco, caderno especial Desafios para o trânsito de amanhã