Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog > * Destaque da home 512x250 * > Troca pelo VEM Livre Acesso começa hoje

Troca pelo VEM Livre Acesso começa hoje

A partir de hoje, as pessoas com deficiência que possuem a Carteira de Livre Acesso para andarem gratuitamente nos ônibus da Região Metropolitana do Recife já podem iniciar a troca do documento pelo VEM Livre Acesso. Para a troca do documento é necessário que o beneficiário faça o agendamento através do site www.vemlivreacesso.com.br ou pelo telefone 3125.7585, das 7h às 19h.

O processo de troca irá ocorrer até o dia 31 de dezembro deste ano e deve ser feito no posto de atendimento do VEM na Rua da Soledade, de segunda a sexta, das 8h30 às 17h30 e aos sábados, conforme agendamento. “Vamos deixar 15 dos 28 guichês do posto atendendo prioritariamente esse público. Com o agendamento garantimos maior conforto para eles”, explicou o superintendente da bilhetagem eletrônica, Pedro Luiz Ferreira.

No momento da troca é indispensável que a pessoa com deficiência apresente o CPF e a Carteira de Livre Acesso. Caso o deficiente tenha perdido a Carteira de Livre Acesso é necessário que ele retire a segunda via antes de se dirigir ao posto. O cartão sai na hora.

“Iniciamos a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência com uma ação que beneficiará cerca de 93 mil pessoas que possuem direito a gratuidade na RMR. Esperamos também coibir as fraudes. Vamos acabar com as fraudes verificadas nesse sistema, pois será usado o VEM que não é falsificável. Além disso, vamos saber quantas pessoas de fato usam a gratuidade por deficiência”, disse o presidente do Consórcio, Nelson Menezes.

Os cartões eletrônicos possuem um layout diferente dos demais, facilitando a identificação e fiscalização. O VEM do beneficiário será na cor azul. Para as pessoas com deficiência que tiverem direito a acompanhante, o cartão será na cor laranja. Os cartões contarão com dados como foto, nome, CPF e o tipo de deficiência. Na troca do documento será usado o cadastro já existente na Sead, que é ligada à Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Governo de Pernambuco.

A ação está sendo realizada em parceria entre o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE), Grande Recife Consórcio e a Superintendência Especial de Apoio à Pessoa com Deficiência (Sead).

Embarque – No momento do embarque, a pessoa com deficiência deve registrar o cartão no validador situado ao lado do cobrador e passar a catraca. Em caso de dificuldade, ela deve acomodar-se nos assentos reservados, solicitando que o cobrador gire a catraca.

Já o cartão VEM da pessoa deficiente, que tem direito a acompanhante, deve ser utilizado para os dois passageiros. No primeiro momento, o titular do cartão passa pela catraca, registrando o seu acesso e em seguida, em até 30 segundos, o acompanhante deve fazer o mesmo procedimento.

Para mais informações, os usuários devem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, no 0800.081.0158.