Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog > Notícias > Transporte do Futuro é debatido no Citaes

Transporte do Futuro é debatido no Citaes

O painel sobre Transporte do Futuro foi um dos destaques do penúltimo dia (8/04) do Congresso Internacional de Tecnologia Aplicada para a Arquitetura & Engenharia Sustentáveis (Citaes). O assunto foi debatido pelo engenheiro Wagner Colombini, pelo professor da Universidade Federal de Pernambuco, Tomás Lapa e o coordenador do Projeto Corredor Norte-Sul do Urbana-PE, João Braga.

Colombini, que deu início ao painel, falou sobre o momento de transformação do transporte urbano nas grandes cidades. Explicou o que é o Sistema Bus Rapid Transit (BRT), como ele funciona, qual o custo de implantação e o comparou com o sistema de transporte recifense.

Tomás Lapa abordou os principais problemas do transporte público. Assim como ele, João Braga também apresentou algumas dificuldades de transporte em todo País. “O sistema ainda é insuficiente para a população. Setenta por cento do sistema viário é apropriado para o veículo individual”, alertou. Braga disse ainda que o automóvel é 17 vezes mais poluente do que o ônibus. Ao final de sua apresentação, mostrou como vai funcionar o Corredor Norte-Sul e as vantagens que ele pode trazer para que o sistema de transporte coletivo na Região Metropolitana do Recife melhore.