Pular a navegação e ir direto para o conteúdo




Blog > Sala de Imprensa > Clipping > Terminal Integrado de Paulista terá biblioteca

Terminal Integrado de Paulista terá biblioteca

Publicado pela Folha de Pernambuco – Grande Recife, 26/11/2009

Espaço será construído até março e contará com acervo inicial de 2,2 mil livros

Aproveitar o tempo livre para desenvolver o hábito da leitura é uma atitude que se torna cada vez mais comum. A atitude de abrir um livro e utilizar as horas gastas dentro dos ônibus e metrôs são rotineiras na vida dos usuários dos transportes públicos. E esse espaço é um dos preferidos da estudante Mônica Carla de França, de 19 anos. “Adoro ler, só que nem sempre tenho tempo. Então, já que não se pode fazer muitas coisas dentro do metrô, aproveito esse tempo livre para ler”, explicou.

A estudante é uma das quase 5 mil pessoas cadastradas na Leitura nos Trilhos, biblioteca instalada na Estação de Metrô do Recife, no Centro da cidade, desde abril de 2007. O espaço é disponibilizado aos quase 190 mil usuários que passam diariamente pelo local. O formato compacto da biblioteca conta com um acervo de 3,4 mil livros. “É um incentivo maravilhoso à leitura”, completou a jovem. O projeto de biblioteca montada em metrôs existe em outras cidades, além do Recife, mas sempre em metrôs. Agora, o Estado será o pioneiro a abrir esse tipo de espaço em um terminal de ônibus.

Com isso, será proporcionado o mesmo serviço de incentivo à leitura aos 1,8 milhão de usuários do Sistema de Transportes Pública de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/ RMR). Com o sucesso da biblioteca no Metrorec, o Terminal Integrado Pelópidas Silveira, em Paulista, irá cultivar essa iniciativa. O presidente do Grande Recife, Dilson Peixoto considerou o pioneirismo gratificante. “É um grande serviço que poderemos prestar ao nosso usuário. Ele terá a disposição uma biblioteca de primeiro mundo, com custo zero, para aproveitar o tempo que estiver no terminal”, afirmou.

A expectativa é que o espaço seja construído até março de 2010 e o acervo inicial de aproximadamente 2,2 mil livros a biblioteca disponibilizará exemplares referentes a vários gêneros. Entre eles best-sellers, romances, religiosos, ciências sociais, filosofia, artes, além de literatura nacional, regional e estrangeira, o que proporcionará aos usuários ter acesso a obras de autores como Gilberto Freyre, Machado de Assis, Paulo Coelho e José Saramago. Dessa forma, as paradas pelo Terminal Integrado também poderão ser produtivas.

O Grande Recife Consórcio de Transporte, em parceria com a Fundação Gilberto Freyre e Instituto Brasil Leitor (IBL), assinaram um convênio que viabilizará a primeira biblioteca pública dentro de um terminal de ônibus no Brasil, na última terça-feira. A ação, que faz parte do projeto “Ler é Saber” do IBL, deverá atingir as quase 100 mil pessoas que passam diariamente pelo TI Pelópidas. Cada pessoa pode pegar apenas um livro por vez e a devolução ser em até 10 dias, podendo renovar o mesmo produto três vezes.

Para se associar, o usuário deverá realizar um cadastro, levando a identidade, CPF e comprovante de residência (com cópias), além de uma foto 3×4. Em caso de menores de 18 anos, os interessados devem estar acompanhados dos pais. Tanto o processo de retirada, quanto a devolução deverão ser realizadas na biblioteca.

Fonte: Folha de Pernambuco



Deixe um comentário