Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog > Urbana-PE > O Sistema de Transporte

O Sistema de Transporte

Informações extraídas de documentos oficiais do Grande Recife Consórcio de Transportes.

O STPP/RMR atual é constituído por um conjunto de linhas, das quais 385 são linhas de ônibus e duas de metrô: a Linha Centro (com dois ramais, um para Jaboatão e o outro para Camaragibe) e a segunda, a Linha Sul, partindo do Centro do Recife e se estendendo até Cajueiro Seco.

Das 385 linhas de ônibus existentes no STPP/RMR, 240 são radiais, ligando os diversos bairros ou municípios ao centro do Recife.

As linhas de ônibus são operadas por 16 empresas privadas e o metrô é operado por uma empresa pública federal. As empresas de ônibus atuam segundo Ordens de Serviço de Operação, com quadros de horários e itinerários predefinidos pelo Grande Recife Consórcio de Transporte (GRCT), também resposável pela fiscalização e controle do sistema.

O principal modo de transporte é o ônibus, com uma frota cadastrada para operação do STPP/RMR de aproximadamente 3.000 veículos, que realizam cerca 26.000 viagens por dia útil, com uma idade média de 3,8 anos.

Dos onze corredores que compõem o STPP/RMR, dois possuem sistemas ferroviários, o corredor José Rufino é atendido pelo metrô desde 1985 e o outro, corredor  Mascarenhas de Moraes, expandido e modernizado, opera desde 2010.

A área central da cidade do Recife encontra-se totalmente congestionada, pois abriga numa área de aproximadamente 10 Km2 um total de 1.600 ônibus que efetuam 15.500 viagens/dia.

Utilizam-se do STPP/RMR aproximadamente 2.200.000 usuários por dia, totalizando uma receita de aproximadamente R$ 70 milhões/mês, computando demanda e receita do METROREC.

O Metrô do Recife é operado pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos – através de sua Superintendência de Trens Urbanos do Recife (CBTU – STU/REC), com 14 trens unidades elétricas que transportam cerca de 200.000 passageiros por dia útil através de 272 viagens/dia, considerando-se ida e volta separadamente. A CBTU opera ainda na RMR o Ramal Ferroviário Sul, ligando o Cabo à estação Curado da Linha Centro do Metrô,com equipamento diesel. Atualmente a Metrô do Recife tem sua disponibilidade de trens reduzida, pela necessidade de disponibilizar trens para reforma geral conforme estabelece o Projeto de Expansão da Linha Sul, em execução.

A oferta de transporte público coletivo é ainda complementada pelos VPP – Veículos de Pequeno Porte, com capacidade de 12 a 20 pessoas, regulamentados pela Prefeitura da Cidade do Recife e pelo GRCT, após a proibição da operação irregular desses veículos em 2003. Atualmente operam no Recife 23 linhas VPP, com uma frota total de 132 veículos , transportando em média 26.225 pass/dia e na RMR, três linhas, com frota total de 23 veículos, transportando 7.565 pass/dia.