Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog > Notícias > Show Bus traz soluções e tecnologia para transporte urbano

Show Bus traz soluções e tecnologia para transporte urbano

Publicado no Diario de Pernambuco – 20/05/2010


Ônibus modernizados

Segunda edição do Show Bus da Mercedes-Benz traz soluções e tecnologia para transporte urbano

Visitante pôde conhecer fábrica da marca, em Campinas. Ao lado, um exemplo de acessibilidade aos coletivos.

Campinas – Quem costuma andar de ônibus sabe o quanto é desagradável passar horas dentro de veículos desconfortáveis e muitas vezes quentes. E para quem vive em grandes centros urbanos, a tarefa fica ainda mais difícil. Foi pensando em oferecer um produto melhor para seus clientes, e consequentemente à população, que a Mercedes-Benz realizou nos dias 18 e 19, em São Paulo, a segunda edição do Show Bus.

Um dos destaques do evento foi o seminário sobre sistemas BRT – Bus Rapid Transit, que reuniu autoridades, empresas operadoras, gestores, consultores e fornecedores no debate da implantação e operação do BRT na Copa do Mundo de 2014 no Brasil, na qual o Recife (São Lourenço da Mata) vai ser uma das cidades-sede.

“O Show Bus mostra claramente a importância do negócio ônibus para a Mercedes-Benz do Brasil, maior fabricante e líder em vendas no mercado brasileiro”

Jürgen Ziegler, presidente da Mercedes-Benz do Brasil.

Para demonstrar de forma prática o conceito do moderno sistema de transporte coletivo urbano, a Mercedes-Benz montou, nas dependências da sua fábrica, a Estação BRT. O visitante conferiu, na área externa da exposição, uma ambientação típica de pontos de parada de corredores exclusivos, com sinalização e acessibilidade a um ônibus articulado, que fez um trajeto por vias internas da fábrica. O evento contou com o apoio e a presença de várias empresas que atuam no segmento de ônibus. Os parceiros que participaram do Show Bus tiveram espaços próprios para divulgar seus produtos e serviços, bem como para incrementarem o relacionamento com os clientes.

Considerado o maior evento do setor de ônibus do Brasil, o Show Bus também é a maior ação de relacionamento com clientes de ônibus do País e da América Latina. Empresários de vários países visitaram a feira e conferiram as novidades do mercado. Foram lançados dois novos chassis, o O 500 RSDD 8×2 e o OF 1730, e foi apresentada a versão Low Entry do OH 1518. Ao todo, foram expostos 15 modelos da marca. Outra novidade foi a revelação do início nos testes com biocombustíveis, como diesel de cana e biodiesel. Os produtos e serviços pós-venda e as ações ambientais nas unidades da empresa também foram apresentadas nos dois dias.

“O Show Bus mostra claramente a importância do negócio ônibus para a Mercedes-Benz do Brasil, maior fabricante e líder em vendas no mercado brasileiro e nas exportações de ônibus, bem como para a Daimler Buses, unidade de negócios da Daimler AG que é líder mundial em participação no mercado de ônibus”, afirmou Jürgen Ziegler, presidente da Mercedes-Benz do Brasil. “Nossa forte e tradicional liderança de mercado e a ampla experiência de 53 anos de atuação no País nos credenciam a realizar um evento abrangente, que conta com a participação de clientes de todo o país e da América Latina, parceiros e outros profissionais ligados ao setor”, destacou o executivo.

Novidades – Dentre os lançamentos, o chassi O 500 RSDD 8×2, para aplicações rodoviárias, amplia a oferta da linha Mercedes-Benz para clientes que atuam nas operações regulares de transporte de passageiros, especialmente em longas distâncias, assim como no turismo de luxo. A principal novidade são os dois eixos na parte dianteira do veículo, o que, somado aos dois eixos da traseira, resulta num veículo 8×2 com capacidade de carga de 23.500 kg. Isso permite a montagem de carroçarias Double Deck, ideais para a prestação de um serviço diferenciado, com mais luxo e conforto para os passageiros.

O chassi OF 1730 foi concebido para aplicações intermunicipais, bem como fretamento e curtas distâncias rodoviárias, sendo ideal para clientes que necessitam de maior velocidade média. Atenta às demandas do transporte de passageiros, a Mercedes-Benz ouviu os seus clientes e criou a versão Low Entry a partir do conhecido chassi OH 1518. O objetivo é oferecer ainda mais conforto de acesso aos usuários do transporte coletivo urbano, especialmente das linhas alimentadoras dos sistemas de transporte de passageiros de médias e grandes cidades.

Esse novo chassi conta com suspensão integral a ar e sistema de ajoelhamento do ônibus, que nivela o veículo com a calçada durante as paradas. O que vai facilitar e agilizar as operações de embarque e desembarque, permitindo também o cômodo acesso para cadeirantes, portadores de necessidades especiais e pessoas idosas. Se você perdeu a segunda edição do Show Bus, é só esperar mais dois anos e conferir o que a Mercedes-Benz terá para mostrar.