Pular a navegação e ir direto para o conteúdo




Blog > Serviço online mostra previsão de chegada de ônibus no Grande Recife

Serviço online mostra previsão de chegada de ônibus no Grande Recife

Rotas podem ser checadas em aplicativo ou no site da CittaBus. Até junho deste ano, toda a frota estará cadastrada no sistema.

Aplicativo do Cittabus mostra quais rotas têm ônibus com acessibilidade (Foto: Reprodução)

Um serviço online, disponibilizado a partir desta segunda (17) aos passageiros de ônibus, mostra a previsão de chegada dos coletivos em paradas do Grande Recife. O monitoramento abrange 60% da frota da região e também informa as linhas que param em determinado ponto. Estão cadastradas no CittaBus, programa já usado nas cidades de Colatina (ES) e Rio Branco (AC), as empresas Caxangá, Cidade Alta, CRT, Empresa Metropolitana, Itamaracá, Pedrosa, Rodoviária Metropolitana e Rodotur. O usuário pode fazer a consulta pela internet ou baixar o aplicativo CittaBus no celular.

Ao acessar o aplicativo e selecionar uma linha, um mapa vai mostrar as paradas que fazem parte do trajeto. Outra opção para o passageiro é selecionar exatamente o ponto de ônibus no qual ele se encontra e visualizar quais linhas passam pelo local.

Segundo o CittaBus, a margem de erro nos horários de chegada dos ônibus é de um minuto. Em casos de congestionamento ou trânsito complicado, o sistema é atualizado automaticamente. As informações atualizadas aparecem na cor verde. Os detalhes em amarelo identificam as que receberam a última localização do veículo há mais de cinco minutos.

“A gente utiliza a informação que recebe do GPS e, baseado no cálculo que a gente tem de deslocamento dos ônibus, por horário, a gente consegue dar essa informação”, disse o coordenador do programa, Carlos Sampaio.

De acordo com o presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana-PE), até junho deste ano, toda a frota estará cadastrada no sistema da Cittabus. “Se pudermos fazer antes, melhor ainda”, ressaltou Fernando Bandeira.
Por enquanto, o aplicativo está disponível apenas para celulares Android, mas os usuários de outros sistemas operacionais podem utilizar seu aparelho para entrar no site da empresa e verificar o itinerário dos ônibus. Outra alternativa é usar os dois postos de atendimento no Vale Eletrônico Metropolitano (VEM), na Boa Vista, Centro do Recife.

fonte: G1 PE



Deixe um comentário