Pular a navegação e ir direto para o conteúdo




Blog > Publicações > RMR ganhará novos corredores de ônibus

RMR ganhará novos corredores de ônibus

A Região Metropolitana do Recife (RMR) está prestes a dar o maior salto de qualidade na história do transporte público de passageiros, num arrojado projeto capitaneado pelo Governo do Estado, com financiamento parcial do Governo Federal e em parcerias com governos municipais e com a Urbana-PE e seus associados.

Será a mais ambiciosa intervenção no setor, com investimentos públicos de infraestrutura na ordem de R$ 500,00 milhões apenas em sua primeira etapa

Resumo dos projetos

Implantação na RMR de três corredores exclusivos para ônibus, operados em sistema BRT (Bus Rapid Transit), que se articulam entre si e com o metrô, transportando diariamente mais de 1.700.000 passageiros.

A imagem acima exibe os traçados dos corredores e suas integrações. A Linha Vermelha representa o Corredor Norte Sul, com seu trecho de Igarassu até o terminal de Joana Bezerra (1ª etapa) e sem o ramal que segue pela Av. Cruz Cabugá até o centro do Recife. A 2ª etapa desse corredor está compreendida entre Joana Bezerra até Cajueiro Seco, em Jaboatão.

A Linha Azul mostra o Corredor da BR 101, que tem seu início em Abreu e Lima e segue até Jaboatão, em Cajueiro Seco.

A Linha Verde é o Corredor Leste Oeste que tem origem na Cidade da Copa, em Camaragibe, seguindo até o centro do Recife; em roxo, está representado o acesso à Cidade da Copa.

A Linha Amarela representa o Corredor Av. Norte, cujo projeto ainda está em fase de definição.

Conheça os projetos:

Corredor Norte-Sul

Corredor Leste-Oeste

Agamenon Magalhães

Ramal Cidade da Copa

Saiba mais sobre o que é BRT (Bus Rapid Transit)



12 comentários

  1. Eraldo Henrique disse:

    muito bom esses projetos o que na realidade vai melhorar e muito a mobilidade da nossa cidade.
    mas, e a Avenida Norte como fica? não vejo comentários acerca desse projeto.

  2. ARF disse:

    O Cidadão Recifense aguarda esta obra com entusiamo. Sonho ainda ver a construção de mais uma ponte sobre o rio capibaribe, dando acesso a estrada da UR-7, através da Av. Afonso Olindense, tendo como destino a Cidade da Copa. Este projeto eu gostaria que o Governo de Eduardo realizasse, até porque desafogaria a única pte da Caxangá que dá acesso à Camaragibe

  3. Marcos antonio disse:

    NAO VEJO A HORA DE ESSAS OBRAS COMECAREM A AV.AG.MAGALHAES PARA QUANDO DA 17:00 HORAS

  4. Azvedo disse:

    mano se não aumentar a passagem a população já agradece!

  5. Fatiana disse:

    Ola, gostaria de saber o nome das empresas que estão trabalhando no Corredor da Linha Azul ( BR 101 ), para contatos profissionais. Agradeço desde ja!

  6. Perdemos uma grande oportunidade de usar o Metro como foi feito em Fortaleza com o os mesmo s custos porque

  7. Marta Lira disse:

    Boa noite!
    Sou usuária constante da linha 162 – Conjunto Muribeca da Empresa Vera Cruz e vem acontecendo por determinado motorista desta linha quando chega ao terminal do ônibus (Conj. Muribeca) não espera os passageiros descerem e apaga as luzes, podendo causar assim um acidente com algum usuário. As 17:45 do 23/10/2012 o coletivo de ordem 049 da linha 162(Conj. Muribeca) da Empresa Vera Cruz apagou as luzes e além disso fechou a porta do ônibus quando eu estava descendo do mesmo e fiquei presa na porta pedindo que abrisse, além de provocar constrangimento pela situação ainda me chamou de velha lenta por demorar a sair do ônibus. Sei que sou velha e estou doente, mas ninguém tem o direito de fazer descriminação com a idade por que estamos em um pais de idoso.

  8. Wellington disse:

    Atraso e provincianismo é o que vemos em tal projeto que INSISTE em colocar ônibus como meio de transporte. Ora, o mundo inteiro está discutindo energia verde renovável, e aqui na terrinha até o VLT é a diesel!!! Paciência… Será que esse pessoal nunca andou de ônibus por aqui? ou mesmo de carro? não enxergam que o transito está estagnado? Não sabem que os automóveis competem com o ônibus pelo mesmo espaço? Ou será que vamos ter efetivo suficiente para controlar quem invadir as faixas de ônibus? Um projeto desse funcionaria melhor se fosse na Suécia ou em qualquer outro lugar onde motoristas respeitam as regras de trânsito, mas não aqui!
    Um VLT, MONORAIL, METRO, desde que sejam elétricos, poderia funcionar de forma satisfatória se nosso governo não se rendesse aos interesses dos empresários que cheiram a diesel. O que aconteceu com a Av. Conde da Boa Vista não é o suficiente para mostrar isso? O que eles querem mais? Será que eles não conhecem como a coisa funciona em cidades como Berlim, Paris, Amsterdam, Viena, etc, onde o transporte elétrico é prioridade e funciona muito bem?!

  9. Solange disse:

    Enquanto o mundo todo anda de trem bala…:(

    http://www.youtube.com/watch?v=eoRCOhhKZwc

  10. rosinaide barbosa pena disse:

    a linha da rodotur que faz cidade tabajara ta deixando a populaçao sem saida so tem um motorista indo e voutando o horario e de uma e uma hora quando nao quebra e um absurdo agente nao estamos pedindo favor nao e tudo pago vcs devem ter carro hoje mas um dia la tras antes de ter essa empresa com certeza andou de onibus imagine vc passar uma hora esperando o onibus sair e o pior e ver o motorista dormir no banco ate da a hora dele e um vergonha nem que tivesse no interior ……………………

  11. rosinaide barbosa pena disse:

    essa linda da rodotur e uma porcaria .por que na cidade tabajara .o onibus sai de uma e uma hora do terminal vcs tem ideia o que e esperar uma hora e ver o motorista dormir ;sr adnistrador tome providencia levante da cadeira e tome uma atitude o populaçao nao ta aguentando mais .ai a cobradora disse que nao tinha muita gente que anda de onibus nao ; a e eu digo e claro quem e que vai esperar uma hora no terminal e quem nao tem compromisso de trabalho ; o povo ta indo a pe pra pegar outro onibus isso e um sofrimento danado ……passe bem

  12. felipe disse:

    por não fazem na avenida norte em por que

Deixe um comentário