Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog > Notícias > Primeira etapa do Eixo Cicloviário Camilo Simões será toda na mão inglesa, termo o tráfego em mão esquerda

Primeira etapa do Eixo Cicloviário Camilo Simões será toda na mão inglesa, termo o tráfego em mão esquerda

Atenção ciclistas! A primeira etapa da nova rota de bicicletas do Recife – o Eixo Cicloviário Camilo Simões – será toda na mão inglesa. O termo é popularmente utilizado para indicar o tráfego em mão esquerda, como o adotado, entre outros países, na Inglaterra. Para que você consiga se localizar, basta pensar assim: hoje, quando você pedala numa ciclovia ou ciclofaixa, se coloca à direita da via. Na nova rota será o oposto. Você terá que pedalar sempre à esquerda da via.

A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) explica que a mudança foi decidida para garantir a segurança do ciclista nos trechos de ciclofaixa (quando a segregação física do trânsito de veículos não é total, sendo feita apenas por tachões).

O projeto do Eixo Cicloviário Metropolitano, que pretende ligar o Recife ao município de Igarassu, é da Secretaria de Turismo de Pernambuco, com recursos do Prodetur. A sinalização de circulação, porém, é responsabilidade da CTTU. Na verdade, por precaução, a CTTU está indo além do que recomenda o Artigo 58 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Nele, é indicado que a circulação de bicicletas deverá ocorrer, quando não houver equipamento de proteção ao ciclista, nos bordos da pista de rolamento, no mesmo sentido de circulação regulamentado para a via. Mesmo havendo a ciclofaixa, o órgão de trânsito entendeu que a proteção será maior se aplicar a chamada mão inglesa.

CICLORROTA E ZONA 30

Alguns detalhes do Eixo Cicloviário foram melhor explicados pela CTTU do que vinham sendo repassados pela Secretaria de Turismo de Pernambuco. O equipamento não seguirá como ciclofaixa entre a Avenida Rio Branco e a Praça da República, como foi dito pelo Estado. Será uma ciclorrota, quando o espaço é compartilhado por bicicletas e veículos e há uma sinalização vertical (placas). Quando sair do Marco Zero, no Bairro do Recife, o eixo seguirá sem qualquer segregação pela Avenida Rio Branco (que está sendo transformada oficialmente numa via de pedestres), depois seguirá pelo Cais do Apolo, Ponte Maurício de Nassau e Avenida Martins de Barros, até alcançar a Praça da República, onde haverá uma ciclovia.

Fonte: Blog De Olho no Trânsito (Editado) –

(jc.ne10.uol.com.br/blogs/deolhonotransito/2017/03/27/nova-rota-de-bikes-do-recife-tera-mao-inglesa/)