Pular a navegação e ir direto para o conteúdo




Blog > Blog do Instituto > Plástico reciclado é utilizado para criar asfalto mais resistente e sustentável

Plástico reciclado é utilizado para criar asfalto mais resistente e sustentável

O uso de plástico reciclado tem sido cada vez mais testado na construção sustentável. Um dos exemplos mais recentes veio de um trio de empreendedores do Reino Unido. Trata-se do desenvolvimento de um asfalto de excelente qualidade produzido de maneira mais barata, uma vez que utiliza resíduos plásticos.

Batizado de MR6, o asfalto ecológico possui menos betume do que uma pavimentação tradicional. A empresa desenvolvedora, MacRebur, afirma que o resultado é um produto mais fácil de ser aplicado, em comparação com os outros. Também garante que o asfalto é mais 60% mais resistente, tendo melhores resultados em diversos quesitos – o que aumenta o tempo e preservação da estrada.


Foto: MacRebur

Apresentado como um asfalto econômico e duradouro, ele é feito com materiais 100% reciclados. O processo é benéfico por ajudar a reduzir o uso de combustíveis fósseis, a pegada de carbono e a quantidade de lixo que iria para o aterro sanitário. Além disso, ele requer menor investimento em manutenção.

A ideia da tecnologia veio do engenheiro Toby McCartney quando trabalhava no sul da Índia com uma instituição de caridade que ajudava trabalhadores de um aterro sanitário. Quando voltou ao Reino Unido ele se juntou a dois amigos para criar uma mistura de resíduos de plásticos que pode ser adicionada ao material base da produção de asfalto e assim surgiu o MR6.



Deixe um comentário