Pular a navegação e ir direto para o conteúdo




Blog > Blog do Instituto > Ônibus movido a veneno de insetos pode começar a rodar ainda em 2017

Ônibus movido a veneno de insetos pode começar a rodar ainda em 2017

Uma equipe de estudantes da Universidade de Tecnologia de Eindhoven, na Holanda, criou um ônibus que usa ácido fórmico como combustível. O ácido é um veneno usado por insetos como formigas e abelhas. Esse projeto, segundo o grupo que o desenvolveu, está em fase final de testes, e pode estar nas ruas até o fim de 2017.

O ônibus tem um motor elétrico acoplado a uma espécie de “trailer” que fica enganchado na traseira do veículo. Esse trailer recebeu o nome de “REX”, abreviação de “range extender” (extensor de alcance), e contém o combustível do ônibus, chamado de “Hidrozina”. Trata-se de uma mistura de 99% de ácido fórmico com 1% de um agente químico não especificado, que os estudantes afirmam que melhora a performance do combustível. Embora apareça na natureza, o ácido fórmico (CH2O2) também pode ser produzido industrialmente de maneira simples e barata, como ressalta o Engadget.

Imagem: Divulgação

Vantagens

As vantagens desse sistema, segundo os pesquisadores, são diversas. O sistema é quase totalmente limpo do ponto de vista ambiental. A queima da hidrozina produz gás carbônico, que é um gás estufa, mas esse gás é usado também no processo de produção do ácido fórmico, então ele acaba sendo menos nocivo. E, com relação ao hidrogênio usado em alguns veículos, ele é mais barato de se produzir e transportar (por não ser um gás) e mais seguro (por ser menos explosivo e não precisar ser armazenado em alta pressão).

Fonte: Portal Olhar Digital (Editado)

(https://olhardigital.com.br/noticia/-nibus-movido-a-veneno-de-insetos-pode-comecar-a-rodar-ainda-neste-ano/69505)



Deixe um comentário