Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog > * Destaque da home 512x250 * > Ônibus do Grande Recife participaram da campanha Outubro Rosa

Ônibus do Grande Recife participaram da campanha Outubro Rosa

Durante o mês de outubro circularam, em toda a Região Metropolitana do Recife, três ônibus envelopados externamente como forma de lembrar às passageiras do transporte público sobre a importância do cuidado com a saúde. Na empresa Itamaracá, a linha 1967 – TI Igarassu (Dantas Barreto) vestiu a cor rosa da campanha. Já na Pedrosa, a linha envelopada foi a 630 – Vasco da Gama/ Derby e, na São Judas Tadeu, um ônibus da linha 185 – TI Cabo também circulou com cor diferente durante todo o mês de outubro. A iniciativa reforçou a campanha nacional do Outubro Rosa, que já conta com cartazes internos em todos os veículos e alguns busdoor.

A iniciativa conjunta foi desenvolvida pelas empresas operadoras a fim de reforçar a campanha nacional promovida pela Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) e localmente com a Urbana-PE (Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco). A ação contou também com o apoio da Rota Mídia Exterior e do Grande Recife Consórcio de Transporte. A campanha teve caráter nacional e possuiu foco inovador: além de alertar para os riscos do câncer de mama, tratou da saúde da mulher como um todo e promoveu também a prevenção de outras doenças importantes, como a hipertensão.

As peças da campanha incluíram mensagens sobre a necessidade de adolescentes e jovens se vacinarem (em especial contra o HPV) e também sobre a importância de mulheres grávidas realizarem exames de pré-natal regularmente. O material trouxe orientação para as usuárias do serviço procurarem as unidades básicas de saúde da rede pública mais próximas, onde a prevenção pode ser feita gratuitamente.

OUTUBRO ROSA

O movimento Outubro Rosa surgiu na década de 1990, nos Estados Unidos, e desde 2002 tem ações realizadas também no Brasil. A iniciativa, que ganhou esse nome pelo uso da cor rosa nas ações de mobilização de mulheres e na iluminação de monumentos e prédios públicos, tem como objetivo alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, além de promover o maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, contribuindo assim para a redução da mortalidade associada à doença. O câncer de mama é o tipo de câncer mais frequente entre as mulheres no mundo, segundo a OMS. Já o câncer de colo do útero, cuja prevenção foi incorporada recentemente ao Outubro Rosa, é o quarto.

Fonte: Blog De Olho no Trânsito (Editado)

(https://jc.ne10.uol.com.br/blogs/deolhonotransito/2018/10/19/onibus-do-grande-recife-na-campanha-outubro-rosa/)

Foto: Urbana-PE/Divulgação