Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog > Notícias > Obras de nova etapa do Corredor Leste-Oeste começam nesta segunda-feira

Obras de nova etapa do Corredor Leste-Oeste começam nesta segunda-feira

Grande Recife Consórcio altera parada de 14 linhas na Av. Caxangá

A partir da próxima segunda-feira (26), às 10h, o Grande Recife Consórcio de Transporte irá desativar a Estação 13 da Avenida Caxangá, ponto de embarque e desembarque de 14 linhas. A mudança, acontecerá em virtude do início das obras de implantação do Corredor Exclusivo de Ônibus Leste-Oeste.

Com a mudança, as 14 linhas que trafegam no sentido Recife/Camaragibe, passarão a ter ponto de embarque e desembarque em frente ao Caxangá Golf e Country Club. Já as 13 linhas que atendem à Estação 13, saindo de Camaragibe em direção á Recife, passarão a utilizar a parada em frente à Praça Engenheiro Poe, ao lodo do galpão Shalon. Ambas as paradas provisórias estão instaladas nas calçadas de cada lado da via, próximas ao local atual (veja detalhamento a baixo).

A obra do Corredor Leste-Oeste será executada pelo consórcio Mendes Jr./Servix e terá inicio com a construção da primeira estação em nível do corredor, que abrigará todos os passageiros que circularão no local e substituirá as paradas de ônibus de toda a Avenida Caxangá. A estação terá 35 metros de comprimento e 3,6 metros de largura.

A previsão é que este ponto de embarque e desembarque atenda a aproximadamente 300 passageiros em horário de pico quando todo o corredor Leste-Oeste estiver concluído.

Detalhamento das mudanças de parada:

Sentido: Camaragibe/Recife

…Av. Caxangá, Av. Caxangá (pista local, por trás da Praça Eng. Poe) (parada provisória – ao lado do galpão Shalon, esquina com a Rua Pedro Lund), Av. Caxangá…

Linhas:
020-Candeias/Dois Irmãos
303-Curado II/Caxangá (BR-232)
437-Caxangá (Conde da Boa Vista)
442-Jardim Primavera (Vale das Pedreiras)
445-Tabatinga
446-UR-07
448-Jardim Petrópolis
450-Camaragibe (Conde da Boa Vista)
459-Loteamento Santos Cosme e Damião
460-Camaragibe (Príncipe)
469-Camaragibe/CDU
480-Camaragibe/Derby
481-Timbi/Derby

Sentido: Recife/Camaragibe
…Av. Caxangá, Av. Caxangá (parada provisória – ao lado do posto de concreto Nº31744/Em frente ao Caxangá Golf e Country Club), Av. Caxangá…

Linhas:
020-Candeias/Dois Irmãos
303-Curado II/Caxangá (BR-232)
433-Brasilit
437-Caxangá (Conde da Boa Vista)
442-Jardim Primavera (Vale das Pedreiras)
445-Tabatinga
446-UR-07
448-Jardim Petrópolis
450-Camaragibe (Conde da Boa Vista)
459-Loteamento Santos Cosme e Damião
460-Camaragibe (Príncipe)
469-Camaragibe/CDU
480-Camaragibe/Derby
481-Timbi/Derby

Detalhes do projeto do Corredor Leste-Oeste: Será responsável pelo transporte dos passageiros que vai da Praça do Derby até o Terminal Integrado de Camaragibe, atravessando a avenida Caxangá, onde as paradas serão substituídas por estações. Com 12,5 km de extensão, o corredor vai passar por 22 estações e atender aos Terminais Integrados da Terceira Perimetral, que será construído no cruzamento da Avenida Caxangá com a General San Martin; de Camaragibe; e da Quarta Perimetral, na BR-101. Também serão construídos três elevados: um próximo ao Bompreço, da Benfica; outro na Terceira Perimetral, próximo ao Hospital Getúlio Vargas; e mais um no Engenho do Meio. Na Praça João Alfredo, ao lado do Museu da Abolição, na Segunda Perimetral, vai ser construído um túnel e um viaduto será erguido próximo à UPA da Caxangá. Com uma demanda de 126 mil passageiros/dia, a obra tem um valor estimado de R$ 145 milhões. Estima-se que a obra tenha duração de 18 meses.

Informações: O Consórcio está informando as mudanças aos usuários através de cartazes fixados nas paradas desativadas. Outras informações sobre o itinerário das linhas podem ser obtidas com a Central de Atendimento ao Cliente, pelo telefone 0800 081 0158, ou no site www.granderecife.pe.gov.br.