Pular a navegação e ir direto para o conteúdo




Blog > Blog do Instituto > Novo sistema Bike PE

Novo sistema Bike PE

O sistema público de aluguel de bicicletas Bike PE está com novo operador. Sai a Samba e entra a Tembici., de São Paulo, nascida como a empresa Compartibike. Desde o dia 12 de maio, ela é a nova parceira do Itaú, patrocinador do projeto em boa parte do Brasil. A mudança atinge outros sistemas de bicicletas compartilhadas, como os do Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Salvador  – patrocinados pelo Itaú –, e os de Manaus, Belém, e de Santos, que têm outros financiadores privados.

As vantagens da nova operação são muitas e vão beneficiar demais os usuários dos sistemas que agora passam a ser controlados pela Tembici. Pelo menos é o que garante o secretário Felipe Carreras.

O Blog De Olho no Trânsito tentou relacionar algumas das vantagens do novo sistema:

* As bicicletas são mais robustas, seguras e confortáveis. Terão luzes reflexivas, bancos mais reguláveis para usuários mais altos, por exemplo, e bagageiros integrados e mais adaptáveis – incluindo extensores elásticos para prender objetos.

* O sistema será como o bike share de Nova York, só que na cor laranja, já que o patrocinador é o Itaú. As estações são todas moduladas e, não mais, uma estrutura única, como é atualmente. Cada bicicleta fica acoplada em um dock (caixa) próprio. Ou seja, a liberação das bikes é individualizada. No sistema atual, é um totem único que comanda a liberação de todas as bicicletas ofertadas na estação, aumentando as chances de falhas.

* Os usuários não ficarão mais reféns do uso de cartões de crédito para fazer o cadastro. As estações terão totens para os usuários comprarem passes avulsos, inclusive utilizando cartões de crédito ou débito. O uso do VEM (Vale Eletrônico Metropolitano) permanece.

A mudança não será apenas na qualidade do material oferecido, mas na estratégia de desenvolvimento do projeto. A proposta é o adensamento das estações, aproximando umas das outras para que a utilização seja maior. Por serem modulares, as estações com maior uso poderão oferecer mais bicicletas.

Conheça a Tembici.

A Tembici. é uma empresa especializada em soluções para mobilidade urbana, tendo como principal área de atuação o planejamento, a implantação e a operação logística de sistemas automatizados de bicicletas compartilhadas e de estacionamentos de bikes. A Tembici. contabiliza 33 projetos e mais de 1,7 milhão de usuários desde sua fundação, em 2010.

Fonte: Blog De Olho no Trânsito (Editado)

(http://jc.ne10.uol.com.br/blogs/deolhonotransito/2017/05/29/com-voces-o-novo-sistema-bike-pe/)



Deixe um comentário