Pular a navegação e ir direto para o conteúdo




Blog > Blog do Instituto > Novo modelo de rua no Recife

Novo modelo de rua no Recife

O Recife foi um dos dez municípios brasileiros pré-selecionados para receber, nos próximos meses, uma intervenção urbana visionária e que prevê a harmonia entre todos os ocupantes do espaço público. Trata-se de uma “rua completa”, nivelada com as calçadas, sinalizada, com faixas destinadas a bicicletas e ônibus e com oferta de serviços que convidem pedestres a interagir com a cidade.

A iniciativa é promovida pela WRI Brasil, entidade sem fins lucrativos focada em pesquisa e aplicação de ferramentas voltadas às áreas de clima, florestas e cidades, junto com a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), e foi apresentada no IV Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável, em Brasília.

No Recife, a intervenção urbana será coordenada pelo Instituto da Cidade Pelópidas Silveira (ICPS). A intervenção tem como mérito ir além de imagens ou maquetes. Agora, tudo é em escala real, com paraciclos, bancos de praça e outros mobiliários a serem usufruídos por pedestres e ciclistas. A acessibilidade também tem vez na “rua completa”, por meio de piso tátil e sinalização.

Outra proposta é a implantação de um tráfego “calmo”, como especialistas costumam se referir a zonas de baixa velocidade, geralmente de até 30 km/h, para meios de transporte motorizados. Restrições ao estacionamento também são parte da ideia para tornar a via mais humana e estimular o uso do transporte público e de outros modais. Mas o fator determinante é a promoção de condições para que se exerça a mobilidade a pé.

Fonte: Portal Mobilize Brasil (Editado)

(http://www.mobilize.org.br/noticias/10354/recife-tera-novo-modelo-de-rua.html)



Deixe um comentário