Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog > Notícias > Nova ciclofaixa da Zona Oeste será inaugurada segunda-feira, dia 21/12

Nova ciclofaixa da Zona Oeste será inaugurada segunda-feira, dia 21/12

A ciclofaixa que está sendo implantada na Zona Oeste do Recife será inaugurada nesta segunda-feira, dia 21/12, pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). O equipamento fica na Avenida Inácio Monteiro e na Rua Joaquim Xavier de Brito, no Cordeiro. A extensão é pequena, apenas 1,1 quilômetro, mas representa um novo passo para a ampliação da primeira rota ciclável da Zona Oeste, interligada, com conexões, como sonha todo ciclista. A ciclofaixa permite a conexão com outras duas ciclofaixas existentes: a do Cavouco e a Antônio Curado, no bairro do Engenho do Meio.

Na Avenida Inácio Monteiro, a ciclofaixa começa a partir da Rua Doutor Miguel Vieira Ferreira, bidirecional (com duas direções) e sempre à direita da via, seguindo contínua até a Rua Joaquim Xavier de Brito. A partir daí, ela passa para o canteiro central da rua, aproveitando as palmeiras que conseguem oferecer um pouco de sombreamento a quem pedala.

A rota se interliga com a Ciclofaixa do Canal do Cavouco e, posteriormente, com a Ciclofaixa da Antônio Curado, no Engenho do Meio, esta última inaugurada há um mês pela CTTU. Somando todas as pequenas rotas da área, a conexão terá 17,2 quilômetros e permitirá a ligação da Zona Oeste com a Zona Sul da cidade, cortando nove bairros: Engenho do Meio, Iputinga, Cordeiro, Torrões, San Martin, Mangueira, Mustardinha, Afogados e Imbiribeira.

“A extensão é pequena, sabemos, mas atende à nossa meta: queremos fazer rotas interligadas, com sentido, não ciclofaixas soltas, que não se interligam. Esse trecho que iremos inaugurar se junta aos 3,2 quilômetros das Ruas Antônio Curado e Gaspar Perez, que se somam ao Cavouco e à Ciclofaixa Tiradentes, que permite a ligação com o equipamento da Arquiteto Luiz Nunes. Ou seja, ligamos a Zona Oeste à Zona Sul”, argumenta a presidente da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), Taciana Ferreira. Futuramente, ainda sem data certa, a Ciclofaixa da Inácio Monteiro e da Rua Joaquim Xavier de Brito se interligará com a Avenida do Forte, que integra a Ciclofaixa Tiradentes.

MAIS CICLOFAIXAS

A CTTU começou a sinalizar a Ciclofaixa da Avenida General Mac Arthur, entre os bairros de Boa Viagem e da Imbiribeira. O equipamento terá 1,4 quilômetro de extensão e se conectará com os 5 quilômetros da ciclovia da Via Mangue. O novo trecho seria inaugurado depois da conclusão da pista leste do corredor viário, previsto inicialmente para dezembro e adiado para janeiro, mas a CTTU decidiu iniciar a pintura.

Fonte: Blog De Olho no Trânsito