Pular a navegação e ir direto para o conteúdo




Blog > Sala de Imprensa > Clipping > No Recife, Empresas de ônibus pedem faixa exclusiva nas avenidas Rosa e Silva e Rui Barbosa

No Recife, Empresas de ônibus pedem faixa exclusiva nas avenidas Rosa e Silva e Rui Barbosa

O presidente do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Pernambuco (Urbana-PE), Fernando Bandeira, aproveitou o debate do JC News sobre mobilidade, ainda há pouco, para fazer um desafio ao secretário João Braga, no sentido de que ele instituísse faixas exclusivas para ônibus nas avenidas Rosa e Silva e Rui Barbosa.

O empresário disse que o sistema de ônibus está preso e não consegue andar e precisaria andar mais rápido, para ser mais eficiente. Além de pintar faixa, pediu que a PCR colocasse câmaras para fiscalização. João Braga já havia prometido no ar ampliar a fiscalização.

“As faixas exclusivas são uma solução para o engarrafamento. Para melhorar, tem que andar mais rápido (o ônibus). Vejam o exemplo de São Paulo, que aumentou a velocidade média de 13 quilômetros para 20 quilômetros por hora, com mais faixas exclusivas. Recebe apoio de 77% até de quem possui carro”, diz.

O secretário João Braga disse que aceitava o desafio, mas não se comprometeu com prazos. Ele disse que primeiro precisava resolver gargalos na Avenida Norte. De forma vaga, sinalizou que poderia ficar para março do ano que vem, quando se espera que ficará pronto o túnel da abolição. Com a obra, parte da população tem optado pela via, ajudando a congestioná-la ainda mais.

O Blog de Jamildo perguntou a Fernando Bandeira o que ele achava da qualidade do sistema e se ele andava de ônibus, para aferir essa qualidade. “Precisamos melhorar, sim, mas o nossos sistema não é o pior do Brasil”, afirmou, garantindo que todo empresário precisa andar de ônibus para conhecer o setor.

Fonte: Blog do Jamildo



2 comentários

  1. Ernesto Guevara disse:

    Empresário só pensa no lucro se ao menos conhecessem o CTB veriam que a faixa da direita é destinada a veículos lentos. Art. 219 É unica faixa em que um veiculo pode ser conduzido com menos de 50% da velocidade máxima da via. Art. 58 nos locais em que não ciclovias o ciclista DEVERÁ conduzir sua bicicleta na faixa da direita no sentido do fluxo de veículo. Enquanto São Paulo cópia outras cidades colocando suas faixas exclusivas ao centro das vias Arterias como a Av Caxanga. Recife cópia esperiência falida de São Paulo administrada pela SERTTEL. Se João Braga e os Empresários do Setor de Transportes fossem tão inteligentes veriam que a Serttel torna os Semaforos de Recife Fora de sincronismo que a única causa de tanto Engarrafamento é o enorme número de obras que nunca acabam junto com a obra que Lascou a Cidade de Recife a Conde da Boa Vista. Obras mau concebidas como uma parada de ônibus ao lado da Estação de Metrô de Afogados, e outras tantas são excutadas sem o menor estudo de impacto. Lembro a todos que o político e o empresário não anda de ônibus, metrô nem tão pouco de bicicleta.

  2. * disse:

    FAIXA EXCLUSIVA DE ÔNIBUS:
    Peço que instruam aos motoristas de ônibus que eles devem permitir a conversão a direita para carros pequenos, ao menos 30 metros antes da esquina. Porque pelo código de trânsito brasileiro é permitido entrar na faixa regulamentada para fazer uma conversão a direita.
    CTB:
    Art. 184. Transitar com o veículo:
    I – na faixa ou pista da direita, regulamentada como de circulação exclusiva para determinado tipo de veículo, exceto para acesso a imóveis lindeiros ou conversões à direita: Infração – leve; Penalidade – multa.

    Atualmente, os motoristas de ônibus estão agindo de forma a dificultar nossa entrada, aumentando a velocidade, buzinando etc. o que pode vir a causar um acidente.

Deixe um comentário