Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog > * Destaque da home 512x250 * > Mudança no trânsito em dois corredores do Recife

Mudança no trânsito em dois corredores do Recife

Uma série de mudanças viárias vai beneficiar a circulação, principalmente para os usuários do transporte público, em dois importantes corredores do Recife nas próximas semanas. Na Avenida Norte, giros à esquerda serão extintos em três pontos. Um deles é o cruzamento com a Cruz Cabugá, em Santo Amaro. O contrário acontecerá na Avenida Marechal Mascarenhas de Morais, na Imbiribeira: será criado um giro à esquerda para facilitar o acesso de ônibus ao Terminal Integrado (TI) Tancredo Neves. Essa mudança beneficiará 10,6 mil passageiros por dia.

As ações vêm sendo feitas de forma conjunta pela Empresa de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) e pela Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU). Na Cruz Cabugá, a proibição será nos dois sentidos. Hoje, quem vem de Olinda pode convergir à esquerda na Avenida Norte rumo à Ponte do Limoeiro. Agora, motoristas terão que seguir em frente pela Cabugá e entrar à direita na Rua Frei Casimiro, fazendo o giro de quadra pela Rua 13 de Maio até a Avenida Norte. Já quem sai do Centro pela Cabugá terá que fazer a conversão à direita na Rua 24 de Agosto e fazer o looping de quadra até a Avenida Norte. Para permitir o cruzamento, o canteiro central foi aberto, perto da Contax. A intersecção Norte Cruz Cabugá recebeu nova sinalização e foi recapeada.

Até setembro, giros também serão extintos nos cruzamentos da Avenida Norte com a Praça Castro Alves (Encruzilhada) e com a Avenida Professor José dos Anjos (Casa Amarela).

No acesso ao TI Tancredo Neves, é o oposto. Ônibus de três linhas que seguem para o Centro (Avenida Conde da Boa Vista, rua do Príncipe e Imip) perdem tempo fazendo giros de quadra para retornar ao terminal, mesmo passando praticamente ao lado dele. São 2,1 km que serão convertidos em menos de 600 metros com a abertura de um giro à esquerda na altura da rua Coronel Fabriciano, que dá acesso ao TI. Para isso, um trecho do canteiro central da Mascarenhas de Morais está sendo aberto pela Emlurb desde o dia 11 e tem conclusão prevista para a primeira quinzena de agosto. Um semáforo foi implantado.

Além dos ônibus, que terão uma redução entre cinco e sete minutos no tempo de viagem, veículos menores poderão usar a nova estrutura. Devido à mudança, um ponto de retorno metros antes será desativado. André Melibeu, diretor de operações do Grande Recife Consórcio, afirma que a mudança terá impacto direto no atendimento aos passageiros. “Essas linhas terão uma redução em torno de 10% em sua extensão, o que significa, já de saída, um ganho de até sete minutos no tempo de viagem. Para a operação, é algo bastante expressivo”, declara.

Fonte: Folha de Pernambuco (Editado)