Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog > * Destaque da home 512x250 * > Linhas de ônibus serão criadas para a Arena Pernambuco

Linhas de ônibus serão criadas para a Arena Pernambuco

Atualmente, não existe uma linha pública de ônibus que atenda ao estádio. “Mas a demanda irá forçar a criação de linhas e paradas na Arena”, acredita Leitão. A partir de julho, por exemplo, o Náutico já começa a realizar seus jogos no local. O visitante deve saber que carros particulares e táxis não terão acesso à Arena nos jogos da Copa das Confederações.

A proposta, segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte, é que, partindo de qualquer ponto da Região Metropolitana do Recife, os passageiros possam, por meio dos terminais de integração, chegar ao TI Cosme e Damião e de lá seguirem em um ônibus gratuito circular até a Arena, bastando apresentar o ingresso da partida.

Não será permitido o acesso de veículos não credenciados pela Fifa à Arena Pernambuco. Ao todo, cinco Pontos de Verificação de Veículos (PVV) serão instalados nos acessos ao estádio, bloqueando a passagem dos carros particulares. Para chegar até o estádio, a orientação é que o torcedor siga até uma das 29 estações de metrô do Recife, de preferência a mais próxima de sua casa e pegue um trem até a estação Cosme e Damião.

Na estação, o torcedor deve adquirir o ingresso para um ônibus, que vai levar e trazer o público da partida. Serão 35 ônibus que farão viagens, com intervalos máximos de três minutos, entre a estação e um ponto localizado a 600 metros da Arena, de onde o torcedor fará o resto do percurso a pé. Os ônibus vão circular das 16h à meia-noite.

Para quem insistir em ir de carro, o último ponto para deixar o veículo será no estacionamento Parqtel, a 3 quilômetros da Arena, na BR-408. O estacionamento vai custar cerca de R$ 40 e haverá vendas antecipadas de bilhetes e pulseiras que dão acesso ao espaço. “Quem vai querer ir de carro com todas estas limitações?”, questionou Ana Suassuna. De lá, uma linha circular até a Arena da Copa também ficará disponível, com 18 ônibus e viagens com intervalos de no máximo três minutos, também das 16h à meia-noite.

Aos que preferirem o uso do táxi, o último ponto dos carros será o Terminal Integrado de Passageiros (TIP). Lá, também haverá um PVV para carros particulares não credenciados, de foma que o passageiro pode pegar um metrô de lá até a estação Cosme e Damião e seguir a mesma orientação dada pela secretária.

As linhas circulares que vão levar os torcedores da estação Cosme e Damião e do estacionamento Parqtel custam R$ 2,50. O Vale Eletônico Metropolitano (VEM) será aceito normalmente. Quem estacionar o carro no perímetro proibido está sujeito a multa e reboque.

O titular da Secopa falou também que haverá serviço de aluguel de bicicletas na Estação de Metrô Cosme e Damião e que os torcedores poderão usar a ciclofaixa do Ramal da Copa. Para reforçar a atual frota, a aquisição de seis novos trens para o metrô termina em junho.

De acordo com a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), ainda está sendo estudado um acordo de livre circulação de táxis entre os municípios do Grande Recife para aumentar a capacidade de atendimento, a exemplo do que já acontece no Carnaval.

Entre outras obras de mobilidade que vão interferir no transporte dos visitantes, o Terminal Marítimo de Passageiros do Porto do Recife deve ser concluído este mês. Já construção da nova torre de controle do Aeroporto Internacional do Recife teve sua licitação aberta em abril passado e deve ser entregue em junho de 2014. Os conectores e o TI Aeroporto já estão concluídos.

Fonte: Blog Meu Transporte