Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog > Notícias > Jaboatão terá corredor de ônibus

Jaboatão terá corredor de ônibus

Ônibus ganha vez em Jaboatão

SISTEMA VIÁRIO Requalificação da Avenida Ayrton Senna, em Piedade, viabiliza instalação do primeiro corredor exclusivo do município

O projeto viário que pretende garantir maior mobilidade em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, começa a sair do papel. As obras de requalificação e de paisagismo da Avenida Ayrton Senna, principal acesso ao município, foram iniciadas no mês passado e devem ficar prontas até julho de 2012. Na via, serão construídos o primeiro corredor exclusivo de ônibus da cidade e uma ciclovia. Haverá, ainda, a implantação de um binário para ordenar a circulação entre Piedade e Prazeres e a revitalização da Avenida Bernardo Vieira de Melo.

Para a intervenção na Ayrton Senna, a prefeitura começou a retirar o canteiro do lado esquerdo da via, a partir da Avenida Quatro de Outubro. “Teremos um ganho que permitirá implantar a faixa exclusiva de ônibus e melhorar as calçadas”, afirma a gerente municipal de Trânsito, Lúcia Recena.

O corredor de ônibus terá extensão de 1,5 quilômetro e é a primeira etapa de um projeto maior para facilitar o transporte público na cidade. “Existe a perspectiva de estender esse corredor, mas não temos condições no momento, porque a obra depende da construção de outras vias”, explica Lúcia Recena. Pela Ayrton Senna, circulam 4.600 veículos nos horários de pico. A via exclusiva terá início na Rua Osório Borba e segue até a Avenida Barreto de Menezes. Enquanto a obra está sendo executada, as 24 linhas de ônibus dividem as faixas com carros e motos pelo lado direito, onde será implantada a ciclovia.

A requalificação das vias está dividida em três etapas: o primeiro trecho, que deve ficar pronto em dezembro, começa no cruzamento da Ayrton Senna com a Quatro de Outubro e segue até a Arão Lins de Andrade. A segunda intervenção prossegue até a Avenida Barreto de Menezes e a última contempla os trechos entre essa via e a Rua Aniceto Varejão. Já o projeto da Avenida Bernardo Vieira de Melo vai da curva do Sesc até o Hospital da Aeronáutica.

O binário vai ser implantado com a Avenida Arão Lins de Andrade, um dos principais acessos ao bairro de Prazeres, e a Rua Coronel Francisco Galvão, a primeira via paralela a ela no sentido Recife-Jaboatão. Um pontilhão sobre o canal da Ayrton Senna está sendo construído para quem quiser cruzar da Bernardo Vieira de Melo para a Coronel Francisco Galvão.

As Avenidas Barreto de Menezes e Arão Lins passarão a ter mão única no sentido Estrada da Batalha-orla. O tráfego no sentido oposto será feito pela Rua Coronel Francisco Galvão, que está sendo alargada e pavimentada. “O objetivo é criar caminhos que cheguem à Praia do Paiva e à Estrada da Batalha, indo até o Terminal Integrado de Cajueiro e a Estação Prazeres do metrô”, explica o secretário municipal de Serviços Urbanos, Evandro Avelar. O pacote de obras, que está orçado em R$ 10 milhões, inclui melhoria nas calçadas, arborização e iluminação das vias.

Para quem depende da bicicleta para se deslocar, a ciclovia é um avanço no município. “Acho que foi uma decisão acertada que deveria ser estendida para outras vias. O problema maior para quem depende desse tipo de transporte é a falta de respeito dos motoristas”, opina o açougueiro Carlos Vasconcelos, 45 anos.

Fonte: Jornal do Commercio – Caderno Cidades