Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog > * Destaque da home 512x250 * > Grande Recife inaugura primeira biblioteca pública do País em um terminal integrado

Grande Recife inaugura primeira biblioteca pública do País em um terminal integrado

A Secretaria das Cidades por meio do Grande Recife Consórcio de Transporte, em parceria com a Fundação Gilberto Freyre e o Instituto Brasil Leitor (IBL) irá inaugurar, na próxima segunda-feira (12/04) às 10h, a biblioteca “Leitura Integrada” que será instalada no Terminal Integrado Pelópidas Silveira, localizado no município de Paulista.

Essa é a primeira biblioteca pública dentro de um terminal integrado no Brasil. Participam da inauguração o secretário das Cidades e presidente do Grande Recife, Dilson Peixoto, o coordenador de Projetos da Fundação Gilberto Freyre, Gilberto Freyre Neto e o diretor Geral do Instituto Brasil Leitor (IBL), William Nacked.

A iniciativa tem o objetivo de estimular a leitura através da criação de pontos de empréstimo gratuito de livros. A ação faz parte do projeto “Ler é Saber”, coordenado pelo IBL. Com um acervo inicial de aproximadamente 2.200 livros o espaço disponibilizará exemplares de vários gêneros, entre os quais romances, best-sellers, religião, ciências sociais, filosofia, artes, além de literatura nacional, regional e estrangeira, o que proporcionará aos usuários ter acesso a obras de autores como Gilberto Freyre, Machado de Assis, Paulo Coelho e José Saramago, gratuitamente.

Para usufruir do acervo, os usuários precisam realizar um cadastro, levando a identidade, CPF e comprovante de residência (com cópias), além de uma foto 3×4. Menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais. O usuário pode ficar com a obra por até 10 dias, podendo renovar três vezes consecutivas. A retirada e a devolução só poderão ser feitas na biblioteca.

Segundo o secretário das Cidades, Dilson Peixoto, “é motivo de muito orgulho sermos os primeiros no Brasil a oferecer uma iniciativa de incentivo à leitura para usuários de ônibus. Com certeza, as pessoas que utilizam o serviço valorizarão muito esta novidade”.

METROREC – No Metrô da capital pernambucana, onde o projeto já é desenvolvido desde abril de 2007, na Estação Recife, no centro da cidade, já existem mais de quatro mil sócios, com o registro de cerca de 45 mil empréstimos.

Fonte: Grande Recife Consórcio de Transportes