Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog > * Destaque da home 512x250 * > Fetronor e Urbana-PE estimulam redução de emissão de gás nos ônibus

Fetronor e Urbana-PE estimulam redução de emissão de gás nos ônibus

Ação é proposta do Prêmio TransportAR que busca incentivar a mobilidade sustentável

A Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Nordeste (FETRONOR), em parceria com o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana-PE), lança nesta quarta-feira (24/04), às 8h, no Catamaran, o Prêmio TransportAr de Responsabilidade Ambiental 2013.

A iniciativa visa incentivar o uso de medidas de controle ambiental nas empresas de ônibus, reconhecer o comprometimento profissional e premiar o empenho de quem busca por melhores resultados. A proposta é engajar o setor de transporte público de passageiros a buscar modelos de desenvolvimento sustentável, prezando pela conservação ambiental e a viabilidade econômica. A ação pretende estimular a mobilidade sustentável e a redução do impacto ambiental do setor.

O Prêmio Transportar de Responsabilidade Ambiental 2013 será destinado às empresas de transportes de passageiros que operam nos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte e visa também a conscientização da sociedade em busca de melhores resultados ambientais, quer seja pela atividade de destinação de lixos recicláveis, manutenção de árvores nas regiões urbanas, e até mesmo na conscientização para que se utilize meios de transportes coletivos.

O Prêmio TransportAR faz parte do Programa Despoluir que acontece desde 2008 e tem aferido 100% da frota das empresas de transporte de passageiros dos estados de Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, e a cada quatro meses renova essas aferições, mantendo assim um controle rígido e eficaz das emissões de partículas poluentes na atmosfera por esta frota.

Somente nos últimos 5 anos do Programa Despoluir, a Fetronor realizou 50 mil aferições, sendo 87% dos veículos aprovados, 13% reprovados. Em Pernambuco, foram realizadas 23.120 aferições, com 88,22% de aprovação.

Monitorações mostram que a quantidade de diesel consumido pelas empresas operadoras da Região Metropolitana do Recife no ano de 2012 foi de aproximadamente 108 milhões de litros. Uma redução de 3 milhões de litros de diesel, que evitou a emissão de mais de 8 mil toneladas de CO2.

Assim, a Fetronor entende que sociedade ganha com esta ação. Além disso, o Programa Despoluir tem se tornado uma referência nos trabalhos de medição de opacidade. As empresas e empresários têm feito grandes investimentos, buscando o alinhamento entre a melhor e maior produtividade atrelada ao menor impacto ambiental possível.

PRÊMIO – Para concorrer ao Prêmio TransportAr de Responsabilidade Ambiental 2013, as empresas interessadas deverão se inscrever até o dia 1º de maio, através do e-mail: despoluir@fetronor.com.br, e poderão concorrer nas categorias Urbana e Intermunicipal Metropolitana e Intermunicipal Rodoviária e Fretamento. As empresas que operam em mais de uma categoria, concorrerão em uma delas, sendo escolhida a que representar maior participação de sua frota em operação.

Elas serão mensalmente acompanhadas e terão os resultados julgados por uma comissão composta por três membros da equipe técnica da Fetronor. As medições acontecem até o dia 31 de dezembro.

O prêmio adotará critério único para os quatro estados, sendo dividida a premiação em nível estadual e Prêmio Geral, concorrido pelas empresas vencedoras nos seus estados. Os critérios avaliados são análise de opacidade, rendimento de consumo de combustível, atendimento e cooperação da empresa.

Números do Despoluir: