Pular a navegação e ir direto para o conteúdo




Blog > Blog do Instituto > Exposição fotográfica montada dentro de ônibus na Praça do Carmo

Exposição fotográfica montada dentro de ônibus na Praça do Carmo

Uma exposição fotográfica montada dentro de um ônibus está sendo visitada na Praça do Carmo, bairro de São José. Nela, o universo canavieiro ganhou uma interpretação diferente a partir do olhar dos fotógrafos Joãomiguel Pinheiro e Francisco Baccaro. A mostra, cujo nome é Rurais, permanece até o próximo sábado (16).

A nomenclatura vem da denominação dada no interior aos ônibus que levam os trabalhadores aos canaviais. O mesmo veículo usado para transportar essas pessoas se tornou o local onde parte da mostra acontece, com 14 imagens fixadas nas janelas do coletivo. “Nele, também foi construída uma ambiência sonora: o som do facão sendo amolado, da cana sendo queimada e até de conversas entre os canavieiros”, conta Joãomiguel, em entrevista ao Diario de Pernambuco. Além do ônibus, foi armada uma tenda de com 24 fotos.

Foto: Joãomiguel

Enquanto o primeiro fotógrafo optou por imagens em preto e branco mais documentais, o segundo tirou fotos coloridas, levemente desfocadas, privilegiando o aspecto sensorial desse contexto rural. O material foi acompanhado de dois textos do escritor Sidney Rocha. Foram fotografadas quatro usinas: Cucaú e Bom Jesus, na Mata Sul, e Laranjeiras e Olho D’Água, na Mata Norte.

A opção de ambos foi levar as imagens para locais públicos, de preferência ligados ao tema ou com uma grande concentração de pessoas. Antes de chegarem ao Recife, as fotos foram exibidas na Usina Santa Terezinha, em Água Preta, no Marco Zero de Caruaru e na Praça de Eventos de Paudalho. A mostra conta com um monitor e audiodescrição para todas as fotos, além de vídeo em LIBRAS e fichas descritivas escritas em braile. O material também foi reunido em um catálogo, com distribuição gratuita de cem exemplares.

SERVIÇO

Rurais, de Joãomiguel Pinheiro e Francisco Baccaro
Quando: De 12 a 16 de dezembro, das 14h às 19h
Onde: Praça do Carmo, bairro de São José – Recife
Entrada gratuita
Informações: https://rurais.wixsite.com/home

Fonte: Portal Diario de Pernambuco (Editado)

(http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/divirtase/46,51,46,61/2017/12/12/internas_viver,734325/exposicao-fotografica-rurais-aborda-universo-canavieiro-pernambucano.shtml)



Deixe um comentário