Pular a navegação e ir direto para o conteúdo




Blog > Blog do Instituto > Experiências com biodiesel a partir da cana

Experiências com biodiesel a partir da cana

Publicado na Folha de Pernambuco – Grande Recife, 24/05/2010

CAMPINAS – Um dos pontos mais comentados durante o Show Bus foi a apresentação das experiências da Mercedes-Benz do Brasil na produção de ônibus bicombustíveis, com destaque para os modelos movidos a biodiesel de cana-de-açúcar. A montadora é a primeira indústria no País a realizar testes com essa tecnologia. Em parceria com a Amyris Brasil, a Mercedes concluiu a sua primeira fase de testes este tipo motor, onde utilizou em um tanque de combustível 90% de diesel comercial de algumas áreas metropolitanas e 10% de diesel de cana. Apesar do percentual aparentemente pequeno, o novo combustível proporcionou redução de 9% nas emissões de material particulado, sem aumentar as emissões de poluentes.

A manutenção do desempenho do motor foi outro ponto comemorado pela montadora após os resultados dos testes com o diesel de cana-de-açúcar. “Nos ensaios comparativos, todos os parâmetros de controle do motor permaneceram exatamente iguais. Com isso, reforçamos nossa confiança no uso desse novo biocombustível. Ele se mostra como uma alternativa interessante, pois não requer alteração na estrutura da frota atual”, afirma o gerente de Desenvolvimento de Motores da Mercedes-Benz do Brasil, Gilberto Leal.

COMPENSAÇÃO

Outra novidade apresentada no Show Bus deste ano foi o acordo firmado pela Mercedes-Benz do Brasil com a ONG Iniciativa Verde, que resultou no recebimento do selo “Carbon Free”. Como a parceria, as emissões de dióxido de carbono (CO2) geradas pela realização do evento serão compensadas pela montadora através do plantio de 95 árvores nativas na Mata Atlântica. Cerca de 500 colaboradores da empresa participaram dessa ação.



Deixe um comentário