Pular a navegação e ir direto para o conteúdo




Blog > Sala de Imprensa > Releases > Empresas de ônibus adotam medidas para reduzir poluição do ar

Empresas de ônibus adotam medidas para reduzir poluição do ar

As empresas de ônibus que fazem parte do Urbana-PE e operam o transporte público na Região Metropolitana do Recife têm adotado medidas para reduzir a poluição do ar. Entre elas, está o uso do diesel S-50 que diminui bastante o teor de enxofre emitido no meio ambiente.

O combustível está sendo utilizado no Recife desde maio deste ano atendendo a uma norma federal em vigor em algumas capitais do País. O diesel S-50 possui uma concentração de 50 partículas por milhão de enxofre, bem menos poluente que o S500 usado anteriormente.

Esse tipo de diesel começou a ser testado em janeiro deste ano em cidades com Rio de Janeiro e São Paulo e já apresentam bons resultados. Testes realizados no Rio de Janeiro, por exemplo, apontam uma redução de 15% nos níveis de emissão de material particulado nas fumaças dos ônibus ao se substituir o diesel S-500 pelo S-50 em veículos.

Apesar da aparência mais espessa da fumaça, o novo combustível emite gases bem menos poluente que o usado anteriormente. Mesmo antes da troca para esse tipo de diesel, todas as empresas em operação na Região Metropolitana do Recife já utilizavam o biodíesel em sua frota.

DESPOLUIR – Os gases emitidos pelos ônibus da RMR são avaliados todos os meses pela Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste (Fetronor) por meio do projeto Despoluir, realizado em parceria com a Confederação Nacional do Transporte (CNT). O programa tem como objetivo criar uma cultura de responsabilidade ambiental no setor de transportes no País e contribuir com os esforços mundiais visando à diminuição da emissão de CO2, um dos principais responsáveis pelo aquecimento global.

As emissões de fumaça são medidas mensalmente com um opacímetro montado na descarga dos ônibus. O aparelho mede a fração visível dos gases de escapamento.

PROGRAMAS NAS EMPRESAS – Algumas empresas também desenvolvem ações internas de redução de poluição. Como acontece na Rodoviária Metropolitana, CRT, Empresa Metropolitana e Caxangá onde há premiação de motoristas que utilizam menos óleo diesel e, portanto, poluem menos.



Um comentário

  1. Maria Andrade disse:

    Gente, todo texto precisa da data em que foi escrito. Aí diz “desde maio deste ano…”. Mas que ano?

Deixe um comentário