Pular a navegação e ir direto para o conteúdo




Blog > Blog do Instituto > Eles fazem a diferença!

Eles fazem a diferença!

Luís Carlos de Santana, Célia Lima, Elias Francisco da Silva e João Luiz de Souza, profissionais que fazem parte do cotidiano de muita gente que nem imagina as histórias por trás de cada um.

Os quatro, todos profissionais do transporte público de Pernambuco, foram homenageados na última terça-feira (8), às 10h, na sessão solene “Profissões e profissionais que fazem a diferença”, em evento no plenário da Casa José Mariano, na Câmara Municipal do Recife.

Conheça um pouco mais sobre eles:

O mais antigo – Luís Carlos de Santana se aposentou há 17 anos, mas nem pensou em parar. Voltou à ativa e hoje completa seus 37 anos como motorista. “Tenho muita paciência”, revela. Quando perguntado sobre quando começou a trabalho nem hesita: 10 de junho de 1079. No início, foi contratado para a função de motorista manobreiro e dois anos depois chegou, em 1981, assumiu o volante. Com dois filhos e três netos, hoje está na linha Curado II-TIP, sendo um dos motoristas mais antigos da empresa onde trabalha.

Mulher no volante – A história de Célia Lima poderia ser trágica, mas é de superação. Há cinco anos, ela, que tinha um salão de beleza, precisou abandonar tudo para fugir dos maus tratos do marido. Foi para Cumaru onde conheceu um amigo que lhe apresentou uma oportunidade: tentar uma vaga de trabalho na empresa Borborema. “Peguei uma carona no ônibus, não tinha nem o dinheiro da passagem, fiz o teste e passei, mas não queria ser cobradora, desde o início disse que seria motorista”. Daí foi pouco tempo para se qualificar na categoria D e hoje, com 5 anos na empresa, já ocupar uma vaga na linha opcional, uma das mais cobiçadas. “Meu pai foi cobrador e fiscal, minha família foi sustentada com esse dinheiro. Hoje realizei o sonho dele e da minha mãe. Amo o que faço”, conta dizendo que os passageiros se espantam às vezes ao encontrar uma mulher no volante, mas que recebe muitos elogios e até presente.

Atender bem – “Gosto de trabalhar e atender bem”, esse é o segredo do sucesso de Elias Francisco da Silva. Com 25 anos ao volante, é um dos mais elogiados pelos passageiros frequentes. Atualmente na linha CDU/ Caxangá /Boa Viagem, ele conta que nunca teve problemas com nenhum passageiro e que não deixa que o estresse do trânsito abale sua rotina.

Respeito ao passageiro – João Luiz de Souza está há 35 anos em uma função onde já presenciou diversas cenas, entre boas e ruins. Como cobrador, teve a oportunidade de acompanhar situações, conhecer pessoas, colocar em prática lições de educação e cidadania. “Passa por aqui todo tipo de gente. O importante é ter paciência e respeito”, ensina. Atualmente na linha TI Prazeres, descartou há três anos a aposentadoria para continuar no batente. “Aqui é como se fosse minha casa”.



Deixe um comentário