Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog > * Destaque da home 512x250 * > De bicicleta pelas ruas da capital

De bicicleta pelas ruas da capital

PROJETO Terceira edição do Conheça o Recife Pedalando leva adeptos da magrela aos bairros de São José, Cabanga, Afogados e Imbiribeira

O próximo domingo será dia de pedalada pelas ruas do Recife. A terceira edição do projeto Conheça o Recife Pedalando realizará uma espécie de city tour sobre duas rodas pelos bairros de São José, Cabanga, Afogados e Imbiribeira. O encontro, promovido pela Secretaria de Turismo do Recife, tem saída da Casa da Cultura, às 8h30. A concentração começa uma hora antes, às 7h30.

As primeiras edições promoveram passeios ciclísticos pela Zona Norte e pelo Centro. Desta vez, os cerca de 250 esportistas passarão pela Casa da Cultura, Estação Central do Recife, Igreja Matriz de São José, monumento em homenagem à Frei Caneca, Forte das Cinco Pontas, Cais José Estelita, Largo da Paz, Igreja de São Cristovão, Lagoa do Araçá, Praça Sérgio Loureto e Clube de Máscaras o Galo da Madrugada.

A rota somará 14 quilômetros de pedalada. “”Escolhemos esse roteiro pela importância do bairro de São José. Toda sua tradição e história como um dos mais antigos do Recife””, explica a coordenadora do projeto, Ana Helena de Miranda.

Durante todo o percurso, guias turísticos a bordo de uma frevioca contarão detalhes e características sobre cada local e monumento. “Perto dos armazéns que guardavam açúcar, os profissionais darão informações sobre como eles foram importantes para a nossa história”, exemplifica. O cenário para descanso antes do percurso de retorno para o bairro de São José será a Lagoa do Araçá.

“A lagoa tem cerca de dois quilômetros de extensão. “Vai ser o primeiro Conheça o Recife Pedalando em que vamos explorar um pouco do meio ambiente. Está programada uma pausa no local para descansar e depois retornar”, conta. E quem não conseguir fazer todo o percurso, – já que boa parte do público é composta por famílias, – não precisa ficar preocupado. “As pessoas que não aguentarem fazer a rota inteira podem voltar no carro de apoio. Uma ambulância também acompanhará o público para dar mais segurança””, diz Ana Helena. Agentes da CTTU e policiais do BPTran ainda estarão presentes.

Os interessados em participar devem levar uma lata ou pacote de leite para a Secretaria de Turismo, na Prefeitura do Recife, até a sexta-feira. Quem preferir fazer a inscrição no fim de semana deve se dirigir à Casa da Cultura, sábado, das 8h30 às 17h. A secretaria estará com um posto no estacionamento do local, ao lado do Rio Capibaribe.

SERVIÇO

Prefeitura do Recife – Av. Cais do Apolo, 925, Bairro do Recife, Casa da Cultura – Rua Floriano Peixoto, 905, São José

Fonte: Jornal do Commercio – Turismo & Lazer