Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog > Notícias > Cresce 10% o número de veículos com inspeção ambiental

Cresce 10% o número de veículos com inspeção ambiental

Fiscalização feita por radar e comandos da polícia multa 10% da frota sem selo verde

O número de veículos submetidos à inspeção veicular ambiental em 2011 cresceu 10% em relação a 2010, segundo a prefeitura. Em 2011 foram cerca de 3,3 milhões de inspeções, contra 3 milhões em 2010. Ainda faltam os dados de janeiro deste ano (que fazem parte do exercício 2011), mas a taxa não vai mudar. O aumento ocorre mesmo com fiscalização fraca. Cerca de 10% de 1,5 milhão de veículos que faltaram à inspeção foram autuados.

“A questão da conscientização, neste início de programa, é mais importante do que a repressão”, afirma Eduardo Jorge (PV), secretário do Verde e do Meio Ambiente.

Neste ano, motoristas sem a inspeção não vão conseguir licenciar seus veículos. Além disso, eles podem ser autuados em R$ 550. Os radares também registram a falta de inspeção, mas desde que o motorista seja flagrado em outra irregularidade, como furo ao rodízio.

O prefeito Gilberto Kassab (PSD) defendeu ontem o contrato com a Controlar, responsável pela inspeção. A Promotoria pede na Justiça a anulação do contrato. Na quarta-feira, o Superior Tribunal de Justiça decidiu manter o contrato e desbloquear os bens do prefeito, do secretário e de outras 16 pessoas e seis empresas.

Fonte: Folha de São Paulo