Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog > Notícias > Carteira de Livre Acesso tem prazo de validade prorrogado

Carteira de Livre Acesso tem prazo de validade prorrogado

O Grande Recife iniciará a produção do VEM Especial no próximo mês de janeiro

O Grande Recife Consórcio de Transporte prorrogou para o dia 31 de dezembro de 2011, o prazo de validade da Carteira de Livre Acesso, que se encerraria no dia 31/12/2009. O documento, que dá direito à gratuidade nos ônibus para as pessoas com deficiência, é utilizado atualmente por aproximadamente 67 mil usuários portadores de gratuidade.

A prorrogação foi feita para evitar um novo recadastramento dos usuários desta categoria, já que em janeiro de 2010 o Grande Recife inicia a produção do cartão Vale Eletrônico Metropolitano Especial (VEM Especial), destinado às pessoas com deficiência.

As informações sobre a mudança estarão sendo divulgadas através de cartazes afixados em todos os ônibus em circulação, nos terminais e pontos de atendimento, incluindo a sede da Gerência Comercial, localizada na Avenida Agamenon Magalhães, além de uma ampla campanha de divulgação.

A confecção dos cartões eletrônicos será feita a partir do banco de dados fornecidos pela Superintendência de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD), órgão responsável pela triagem e certificação sobre a concessão ou não do direito ao uso da gratuidade no Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife.

Benefícios – Com o cartão as pessoas com deficiência poderão decidir se querem permanecer na área prioritária ou se optam por passar pela catraca, sem a necessidade de pagamento de tarifa ou embarque pela porta traseira, já que a nova tecnologia registra o caráter gratuito deste tipo de utilização. A inclusão dos usuários da gratuidade na bilhetagem eletrônica foi possível graças à adoção de um modelo capaz de agregar várias tecnologias.

Outras informações sobre a carteira de Livre Acesso podem ser obtidas na Central de Atendimento ao Usuário do Grande Recife, pelo telefone

0800.0810158 ou através do site da empresa (www.granderecife.pe.gov.br) que disponibiliza um link para que os portadores da Carteira de Livre Acesso possam consultar sua situação cadastral.

Fonte: Grande Recife Consórciode Transporte