Pular a navegação e ir direto para o conteúdo




Blog > Blog do Instituto > Busologia: entenda o que é e como surgiu

Busologia: entenda o que é e como surgiu

Inventado na França, no século XIX, o ônibus se tornou figura fundamental para a mobilidade urbana nas principais cidades do mundo. Só no Grande Recife, mais de dois milhões de passageiros utilizam os coletivos diariamente. Além de transporte, o ônibus é um hobby para milhares de busólogos: verdadeiros apaixonados pelo veículo. Reunidos em grupos na internet, montam coleções, artigos, rotas e planejamento de linhas.

A busologia nasceu em Belo Horizonte, em Minas Gerais, na década de 70, através de Augusto Antônio dos Santos, um funcionário de uma empresa de ônibus. Ele aplicou esse nome à atividade que fazia, que era traçar rotas e anotar informações dos modelos de coletivos.

Mas não só de paixão vive uma pessoa que se dedica à atividade. A luta pela efetividade dos coletivos como transporte público é um dos lemas da busologia. Os busólogos planejam rotas e informam sobre linhas e itinerários dos coletivos através de sites e blogs, que são verdadeiros acervos de ônibus, funcionando como museus online.

Fonte: Blog JC Trânsito (Editado)

http://jconline.ne10.uol.com.br/canal/cidades/jc-transito/noticia/2017/08/29/conheca-os-busologos-especialistas-em-onibus-que-voce-respeita-303931.php



Deixe um comentário