Pular a navegação e ir direto para o conteúdo


Blog > Notícias > BRTData: sistemas de prioridade ao ônibus estão em 191 cidades do mundo

BRTData: sistemas de prioridade ao ônibus estão em 191 cidades do mundo

Terminal do corredor TransCarioca, no Rio de Janeiro (Foto: Mariana Gil/EMBARQ Brasil)

Os sistemas de transporte coletivo que priorizam o ônibus, tornando o modal mais eficiente e ágil, são soluções efetivas para a mobilidade e melhoram a qualidade de vida, a produtividade, a saúde e a segurança das pessoas. Um passageiro de ônibus ocupa 15 vezes menos espaço que uma pessoa de carro quando se desloca, além de poluir menos e não contribuir para os congestionamentos que tomam as ruas das grandes cidades.

A boa notícia é que esses sistemas ganham força a cada dia, na medida em que um número crescente de cidades passa a investir nesse modal, oferecendo à população uma opção de transporte coletivo com mais qualidade. Em 191 cidades do mundo, 31,9 milhões de passageiros circulam em 5.057 quilômetros de 391 corredores dedicados ao ônibus.

Desde 2011, 46 novas cidades somaram-se a essa lista, sendo as últimas Chengdu, na China, e Barcelona, na Espanha. Os números constam na última atualização do BRTData.org, banco de dados global que reúne informações sobre os sistemas BRT e de prioridade ao ônibus em todo o mundo.

O Brasil aparece em posição de destaque como um dos países com mais pessoas beneficiadas pelos sistemas e corredores dedicados: 11,9 milhões de passageiros diariamente.

A plataforma oferece acesso a uma extensa rede de dados como esses, além de 116 indicadores diferentes sobre as operações de cada sistema, design e custo, incluindo métricas como velocidade comercial, demanda anual, economia de combustível e idade da frota, entre outras. No menu BRT Panorama (uma das novidades da reformulação do site, em dezembro do ano passado), é possível comparar diferentes dados e baixar as informações desejadas em PDF.

Fonte: Portal TheCityFix Brasil